Conversando por imagens
Ao contrário das redes sociais onde é preciso interagir com troca de mensagens, o Pinterest traz um conceito diferente, possibilitando que as imagens falem por si.
O Pinterest se utiliza do compartilhamento de imagens como fonte de ideias, permitindo que os usuários montem quadros de interesses.
O catálogo mundial de ideias
O projeto do Pinterest lançado em 2010 nos EUA logo conquistou o mercado, sendo que no ano seguinte a Revista Time já o considerava como um dos maiores websites do gênero.
Atualmente, o “catálogo mundial de ideias”, como o próprio Pinterest se denomina, já está avaliado em mais de 11 bilhões de dólares.
Curiosamente, apenas 20% do público é masculino, o que explica a razão de que os principais setores que atuam na rede sejam relacionados à decoração, artesanato, moda e beleza.
Funcionamento
O compartilhamento de ideias funciona como uma barra de favoritos ilustrativa, organizada em pinboards (pastas) de acordo com sua categoria e que reúnem milhares de pins (imagens).
Para enviar ou baixar imagens é preciso primeiro se cadastrar no Pinterest, ou acessar através de sua conta no Facebook para já entrar integrado com a rede incluindo os seus contatos.
Uma etapa importante ao criar sua conta é definir suas principais áreas de interesse por meio de um catálogo pré-concebido, que o Pinterest utiliza para apresentar sugestões de conteúdo.
Pesquisando imagens
Depois de concluído o cadastro você já pode criar seus pinboards e pins, bem como iniciar a pesquisa de conteúdo inserindo os tipos de tags que deseja.
O resultado da busca depende do algoritmo do Pinterest, que considera a fonte do pin, a relação com os pinboards dos seus contatos, a importância da palavra chave, popularidade, número de marcações e visualizações.
Você também pode ajudar aumentar a relevância de um pin clicando na opção “curtir”, sendo que uma notificação automática é enviada ao criador da imagem.
Organizando suas pastas
Para salvar um pin de seu interesse basta colocar a seta do mouse sobre a imagem e na barra de menu que aparecerá selecionar a opção “salvar”.
Selecione o pinboards correspondente para armazenar o pin ou clique no botão vermelho para criar uma nova pasta inserindo as seguintes informações:
- Nome da pasta
- Breve descrição de conteúdo
- Categoria
- Foto da capa
- Tornar privada ou não
- Incluir colaboradores
Banco de imagens
Todos os pinboards criados ficam localizados no símbolo de seu perfil. Selecionando qualquer deles aparecerá a opção de “salvar pin”, por meio de uma página na internet ou dentro de seu dispositivo.
Caso queria compartilhar o pin com alguns dos seus contatos na rede do Pinterest, ou mesmo com algum usuário no Twitter ou Facebook, selecione a opção “enviar” com o formato de um avião de papel.
Sucesso entre os jovens
Embora o Pinterest não tenha a popularidade do Instagram ou Facebook no Brasil, no mundo já há mais de 100 milhões de usuários.
De qualquer modo, uma imagem no Pinterest tem uma duração média de 1600 vezes mais que uma postagem no Facebook.
Com efeito, a tendência é que o Pinterest cresça cada vez mais, mesmo porque quase 70% do seu público é nascido após o ano 2000.
Pinterest corporativo
A vantagem do Pinterest para empresas é que as publicações são atemporais e uma boa imagem pode ficar interagindo continuamente e gerando tráfego.
Como o marketing é a chave do sucesso, o Pinterest funciona dando audiência para seu produto ou marca atuando com seu público alvo.
Para tanto, algumas regras ajudam muito a impulsionar a publicidade de sua empresa, como por exemplo utilizar pins pagos, incluindo calls to action, com imagens de formato vertical e fundo claro.
Conversando por imagens
Ao contrário das redes sociais onde é preciso interagir com troca de mensagens, o Pinterest traz um conceito diferente, possibilitando que as imagens falem por si.
O Pinterest se utiliza do compartilhamento de imagens como fonte de ideias, permitindo que os usuários montem quadros de interesses.
O catálogo mundial de ideias
O projeto do Pinterest lançado em 2010 nos EUA logo conquistou o mercado, sendo que no ano seguinte a Revista Time já o considerava como um dos maiores websites do gênero.
Atualmente, o “catálogo mundial de ideias”, como o próprio Pinterest se denomina, já está avaliado em mais de 11 bilhões de dólares.
Curiosamente, apenas 20% do público é masculino, o que explica a razão de que os principais setores que atuam na rede sejam relacionados à decoração, artesanato, moda e beleza.
Funcionamento
O compartilhamento de ideias funciona como uma barra de favoritos ilustrativa, organizada em pinboards (pastas) de acordo com sua categoria e que reúnem milhares de pins (imagens).
Para enviar ou baixar imagens é preciso primeiro se cadastrar no Pinterest, ou acessar através de sua conta no Facebook para já entrar integrado com a rede incluindo os seus contatos.
Uma etapa importante ao criar sua conta é definir suas principais áreas de interesse por meio de um catálogo pré-concebido, que o Pinterest utiliza para apresentar sugestões de conteúdo.
Pesquisando imagens
Depois de concluído o cadastro você já pode criar seus pinboards e pins, bem como iniciar a pesquisa de conteúdo inserindo os tipos de tags que deseja.
O resultado da busca depende do algoritmo do Pinterest, que considera a fonte do pin, a relação com os pinboards dos seus contatos, a importância da palavra chave, popularidade, número de marcações e visualizações.
Você também pode ajudar aumentar a relevância de um pin clicando na opção “curtir”, sendo que uma notificação automática é enviada ao criador da imagem.
Organizando suas pastas
Para salvar um pin de seu interesse basta colocar a seta do mouse sobre a imagem e na barra de menu que aparecerá selecionar a opção “salvar”.
Selecione o pinboards correspondente para armazenar o pin ou clique no botão vermelho para criar uma nova pasta inserindo as seguintes informações:
- Nome da pasta
- Breve descrição de conteúdo
- Categoria
- Foto da capa
- Tornar privada ou não
- Incluir colaboradores
Banco de imagens
Todos os pinboards criados ficam localizados no símbolo de seu perfil. Selecionando qualquer deles aparecerá a opção de “salvar pin”, por meio de uma página na internet ou dentro de seu dispositivo.
Caso queria compartilhar o pin com alguns dos seus contatos na rede do Pinterest, ou mesmo com algum usuário no Twitter ou Facebook, selecione a opção “enviar” com o formato de um avião de papel.
Sucesso entre os jovens
Embora o Pinterest não tenha a popularidade do Instagram ou Facebook no Brasil, no mundo já há mais de 100 milhões de usuários.
De qualquer modo, uma imagem no Pinterest tem uma duração média de 1600 vezes mais que uma postagem no Facebook.
Com efeito, a tendência é que o Pinterest cresça cada vez mais, mesmo porque quase 70% do seu público é nascido após o ano 2000.
Pinterest corporativo
A vantagem do Pinterest para empresas é que as publicações são atemporais e uma boa imagem pode ficar interagindo continuamente e gerando tráfego.
Como o marketing é a chave do sucesso, o Pinterest funciona dando audiência para seu produto ou marca atuando com seu público alvo.
Para tanto, algumas regras ajudam muito a impulsionar a publicidade de sua empresa, como por exemplo utilizar pins pagos, incluindo calls to action, com imagens de formato vertical e fundo claro.